domingo, 28 de Abril de 2024  23:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-11-2011

Primeiro automóvel com condução autónoma apresentado em Aveiro.


A Universidade de Aveiro apresentou hoje o único automóvel em Portugal que permite condução autónoma. A equipa do projeto «ATLAS» ...

A Universidade de Aveiro apresentou hoje o único automóvel em Portugal que permite condução autónoma.

A equipa do projeto «ATLAS» do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade, no âmbito da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia (SACT), apresentou o «ATLASCAR», um carro transformado em robô que dispensa condutor. A sessão decorreu no parque subterrâneo em frente ao edifício da Reitoria. O «ATLASCAR» é um automóvel adaptado para estudos avançados na assistência ao condutor e com capacidade de executar manobras de condução autónoma. Para o efeito, foram instalados a bordo sensores, computadores e actuadores que permitem fazer investigação e desenvolvimento na condução assistida, quer do ponto de vista da percepção, quer no comando do próprio veículo.

O veiculo é inovador. David Gameiro, engenheiro no Departamento de Mecânica da UA, especialista em automação e robótica falou à reportagem Terra Nova sobre o protótipo desenvolvido pela equipa responsável pelo projecto. "Temos sensores, lazers, câmaras convencionais, tridimensionais e térmicas e actuadores que servem para fazer coisas tão simples como mexer a direcção do veiculo autonomamente, tudo computorizado".

O projecto tenta explorar capacidades para além do que existe actualmente, como são o caso das tecnologias de apoio a estacionamento, já vulgares.

"Este projecto tenta explorar algo mais do que o que já está no mercado, que são sistemas passivos que o condutor comanda", aqui, "o sistema é activo, ou seja, olha para o mundo exterior, interpreta o seu comportamento e decide comportamentos adequados ao meio ambiente exterior, executando se necessário uma manobra evasiva se, por exemplo, for impossível, de repente, estacionar num lugar previamente definido", explicou.

O carro transporta uma pessoa no lugar do "pendura", por questões de segurança. As habilidades que faz: "para já segue alguém". A UA procura apoios, nomeadamente da indústria automóvel, e outros, que possam financiar o desenvolvimento das tecnologias usadas na viatura.

A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia é a maior iniciativa integrada na Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia promovida pela Agência Nacional Ciência Viva em que a UA participa anualmente. Desde a sua primeira edição, em 2000, cerca de 57 mil participantes já estivem presentes nas mais de 4 mil sessões e 800 atividades até agora realizadas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®